Sem categoria

A volta do pragmatismo

Por PEDRO PAULO REZENDE

A indicação do embaixador Mauro Vieira para o Ministério das Relações Exteriores trouxe boas novas ao Itamaraty. Diplomata brilhante ocupou cargos importantes ao longo da carreira, que culminou com a ascensão à chancelaria durante o governo de Dilma Rousseff. Com base em informações da equipe de transição podemos traçar algumas políticas do futuro governo Luiz Inácio Lula no campo das relações exteriores. A primeira delas é que o Brasil não aderirá a qualquer forma de unilateralismo, como deseja o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O Itamaraty irá defender a institucionalização do BRICS com a criação de uma secretaria-geral e outros órgãos que formalizem o bloco. Desta maneira, seria possível ampliar o quadro de integrantes de uma maneira estruturada. O Itamaraty defenderia a adesão de Arábia Saudita, Argentina, Egito, Irã e Turquia como um mecanismo capaz de conter e de contrapor o esforço dos Estados Unidos de impor a ordem unipolar com alinhamento comercial automático.

No âmbito interno, o Itamaraty será reprofissionalizado com a revogação de atos que permitiram a participação de não diplomatas na administração do Ministério das Relações Exteriores (leia mais aqui). Os embaixadores que não integram os quadros do Itamaraty indicados por Bolsonaro não terão sua nomeação renovada. De uma maneira geral são medidas extremamente positivas que levarão o Brasil de volta ao caminho traçado por Azeredo da Silveira no governo de Ernesto Geisel. A diplomacia nacional, mais uma vez, merecerá o respeito global. (Leia mais aqui)

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

1 comentário

  1. Também espero que haja algo que o Barão do Rio Branco também tentara…conciliar a diplomacia com o Poder Militar… precisamos para ontem instituir a secretaria de compras de material de Defesa e firmar mais acordos de cooperação militar e de segurança com países africanos e do cone sul… precisamos investir na indústria de defesa, geradora de empregos de alto nível e capaz de influenciar positivamente na sofisticação da indústria civil.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.