Geopolítica

Hegel e a Quarta Teoria Política

por Alexander Dugin

Tradução e edição: Prof. Dr. Arthur Nadú Rangel

A Quarta Teoria Política, ao reconhecer as suas estruturas preliminarmente delineadas, poderia tornar-se mais sistemática e detalhada ao examinar algumas doutrinas, escolas e figuras fundamentalmente importantes para a filosofia política. Por exemplo, consideremos Hegel.

Em primeiro lugar, deve-se notar que o sistema de Hegel recebeu uma interpretação bastante desenvolvida no contexto de três teorias políticas, que a Quarta Teoria Política pretende transcender.

O mais detalhado desenvolvimento (mas ao mesmo tempo mais distorcido) de Hegel ocorreu no contexto da Segunda Teoria Política, no marxismo. Marx criou o seu próprio sistema baseado em Hegel, adoptando passos e métodos fundamentais para justificar a sua própria filosofia política. Em certo sentido, todo o marxismo é uma interpretação de Hegel. Portanto, a filosofia de Hegel não é apenas um objeto externo a ser considerado na ótica da Segunda Teoria Política, mas constitui uma dimensão essencial dentro dela. O marxismo deixa o hegelianismo. (Leia mais aqui)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.